O Projeto de Emenda à Lei Orgânica, votado em 18/08/2021, aborda a retirada das plantas Leucena, e Espatódea, daquelas imunes ao corte no âmbito do Município de Jacareí.
Sobre o projeto
Justificativa
0 presente Substitutivo ao PELOML – 007/2027, tem como principal objetivo a inclusão da espécie (Leucaena Leucocephala) conhecida como “Leucena”, ao projeto original que trata somente das árvores da espécie (Spathodea campanulata), conhecida vulgarmente como “Espatódea”, afim de não deixar acumular diversas alterações em um só Artigo, que versa do mesmo assunto.
O Projeto original de Emenda à Lei Orgânica do Município -001/2021, tem como objetivo principal o de proibir a expansão e o plantio de árvores da espécie “Espatódea”, pelo motivo de se tratar de uma planta exótica e tóxica oriunda da África Tropical, que pela beleza de suas flores atraem abelhas, borboletas e beija-flores, porém, são consideradas venenosas e fatais para estes e outros animais, por possuírem alcalóides tóxicos. A inclusão da espécie (Leucaena Leucocephala) conhecida como “Leucena”, considerada uma das 100 (cem) maiores espécies de árvore invasora do mundo, a qual se prolifera pelos bairros das cidades e onde essa planta aparece nenhuma outra espécie consegue sobreviver, contribuindo para a perda da biodiversidade e o desenvolvimento de árvores nativas.
A beleza de suas flores atraem abelhas, borboletas e beija-flores, porém, são consideradas venenosas e fatais para estes e outros animais, por possuírem alcalóides tóxicos. Onde a ‘Leucaena Leucocephala’ aparece nenhuma outra espécie consegue sobreviver, contribuindo para a perda da biodiversidade e o desenvolvimento de árvores nativas.
Edgard Sasaki