Edgard Sasaki criou o ‘Ponto da Economia’ em 1994, enquanto ocupava o cargo de Secretário de Agricultura e Abastecimento da cidade. O programa é sucesso em Jacareí, além de um grande marco para a economia local.
O ‘Ponto da Economia’ auxilia o agricultor a vender as frutas da época (morangos, uvas, caquis, entre outros), oferecendo excelentes preços para a população em diversos pontos da cidade para acesso fáceis as bancas.
Sobre o projeto
Introdução
O projeto trata-se basicamente da criação de um sistema alternativo de comercialização para escoamento de um produto específico. É um instrumento que permite a resolução de situações emergenciais no setor de abastecimento, colocando à disposição da população produtos que encontram-se no pico da safra, portanto, com qualidade e preços baixos, inclusive regularizando o mercado em si. Consiste na instalação de pontos de venda aos munícipes, criando hábitos de consumo, e, localizados em espaços públicos privilegiados quanto ao fluxo de pessoas.
Objetivo
– Facilitar o escoamento de produtos agrícolas específicos em picos de safra;
– Regularizar preços e o abastecimento do mercado;
– Reduzir preços ao consumidor;
– Estimular o consumo e consequentemente a produção;
– Possibilitar a aproximação entre produtor e consumidor;
– Reduzir ao máximo as margens das intermediações;
– Possibilitar a criação de hábitos de consumo de produtos necessários à alimentação;
– Facilitar o acesso de compras ao consumidor em trânsito.
O Ponto da Economia fica em locais estratégicos da cidade e proporciona a compra e o hábito de consumir produtos da época com preços baixos
Edgard Sasaki