Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home2/edgard59/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Câmara Municipal de Jacareí, aprova primeira discussão de medidas para contenção de enchentes. - Edgard Sasaki

Edgard Sasaki

Notícia

Câmara Municipal de Jacareí, aprova primeira discussão de medidas para contenção de enchentes.

30, outubro 2024. 

Por 13 votos favoráveis (unanimidade), o Plenário da Câmara Municipal aprovou, na sessão desta quarta-feira (30), a primeira discussão de alterações nas leis de Uso e Ocupação do Solo e do Código de Obras e Edificações, que possibilitarão o retardamento das águas das chuvas na rede pública de drenagem para a contenção de enchentes em Jacareí.

O primeiro projeto alterou a Lei nº 5.867/2014, que normatiza o Uso, Ocupação e Urbanização do Solo, permitindo a redução da Taxa de Permeabilidade no terreno se houver a utilização de um sistema destinado a reserva de águas pluviais, visando o retardo da água para posterior lançamento na rede pública de drenagem.

Segundo o autor da proposta, a medida retarda ao máximo o volume de detenção das águas pluviais durante as chuvas torrenciais, com a contenção de, no mínimo, 60 litros por metro quadrado com relação à área permeável reduzida.

Com a alteração, passaremos dos atuais 10 litros/m² para 60 litros/m², razão que, em virtude das mudanças climáticas constantes, faz com que tenha aumentado demasiadamente o volume das águas, ocasionando grandes enchentes na cidade”, disse o vereador Edgard Sasaki (PSDB).

Permeabilização – Já o projeto que altera o Código de Obras e Edificações, também de autoria do vereador Sasaki, define que 30% da área total ocupada por estacionamentos deverá ser revestida com piso drenante permeável ou reservado com área naturalmente permeável e vegetada.

A diferença é que na norma atual restringe a implantação de sistema para a captação e retenção de águas pluviais somente em telhados, coberturas, terraços e pavimentos descobertos, bem como em lotes, edificados ou não, que tenham área impermeabilizada superior a 500 metros quadrados”, disse Edgard.

Saiba mais 

Acompanhe nosso canal no Youtube clique aqui.

Para mais noticias clique aqui. 

Compartilhe com todo mundo: