Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home2/edgard59/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Conheça o Centro Histórico de Jacareí - Edgard Sasaki

Edgard Sasaki

Notícia

Conheça o Centro Histórico de Jacareí

Publicado em 05/04/2022

Neste ano Jacareí completa 370 anos de história, uma trajetória iniciada em 1652 com o povoamento de nome “Nossa Senhora da Conceição da Parahyba”. 

Ao longo de todo esse período, as marcas da cultura vale-paraibana foram sendo registradas em suas paisagens, avenidas e modo de ser; revelando uma Jacareí singular com muito a contar para seus conterrâneos e turistas.

O Centro Histórico de Jacareí é um desses lugares onde um passeio se transforma em um mergulho na cultura interiorana, proporcionando o contato com o antigo e contemporâneo. 
 
Por isso, organizamos um walking tour (tour que pode ser feito a pé) pelo Centro Histórico da nossa cidade, com o propósito de valorizar o potencial turístico de Jacareí e divulgar nossa riqueza cultural. 
 

Roteiro: Walking Tour Cultural 

• Percurso Total:  aproximadamente 2,4 Km 
• Tempo de percurso: 27 minutos
 (s/ contabilizar tempo de visitação dos pontos)
• Tempo de percurso + visitação dos pontos: 4 horas
 
  • Parque da Cidade 

Nosso passeio começa no Parque da Cidade, um espaço de lazer que possui pista de caminhada, bosque, nascente e um jardim japonês. Além de contar com playgrounds, também há quadras esportivas e amplos espaços onde acontecem programas culturais, oficinas e apresentações. 
 
O entorno do parque também é conhecido por receber algumas das festividades do município, como os Desfiles de Carnaval e o Festival do Pastel de Feira. Uma casa amarela, localizada no centro do parque, fazia parte da antiga rede ferroviária da cidade, que depois de ser revitalizada passou a funcionar como sede administrativa do parque. 
 
  • Complexo da Antiga Estação Ferroviária 

A 4 minutos do parque fica o complexo da Antiga Estação Ferroviária, que conta com o Pátio dos Trilhos e a Sala Mário Lago. A Antiga Estação é um espaço afetivo para muitos moradores de Jacareí que tem na memória as lembranças de quando o trem atravessava a cidade. 
 
  • Pátio dos Trilhos 
Atualmente o Pátio dos Trilhos é um dos principais espaços culturais urbanos em Jacareí, sendo palco de diversas comemorações e da já tradicional Feira dos Trilhos. É lá também que pode ser encontradas barraquinhas que vendem o famoso bolinho caipira, um patrimônio cultural da cidade. 
 
Outros eventos que ocorrem no Pátio são: Batalha dos Trilhos, Feira da Cerveja Artesanal, Festival do Bolinho Caipira, Festival de Blues e Encantos de Natal.
 
  • Sala Mário Lago 

Já a Sala Mário Lago promove diversos encontros, sessões de cinema e oficinas dedicadas ao audiovisual, os eventos podem ser consultados na Agenda Cultural feita pela Fundação Cultural de Jacarehy. 
 
  • Praça Barão do Rio Branco

Com mais 7 minutos de caminhada chegamos na Praça Barão do Rio Branco, antigamente conhecida como Largo do Rosário devido a localização da Igreja Nossa Senhora do Rosário. 
É possível captar alguns resquícios de elementos arquitetônicos do passado, uma vez que a praça era circundada por casas de arquitetura europeia. Atualmente onde é a Churrascaria Garibaldi ficava o Cine Rosário, responsável por um marco na memória dos jacareienses.  
 
  • Arquivo Público e Histórico de Jacareí

Seguindo pela Rua Quinze de Novembro, a dois minutos da Praça está o prédio do Arquivo Público e Histórico de Jacareí, responsável por guardar e preservar documentos desde os fins do século XVII. Dentre os documentos são encontrados leis, cartas, ofícios, fotografias, matérias jornalísticas, mapas, entre outros. 
O prédio de construção antiga era conhecido como Solar dos Denis, do belga Eduardo Denis, um hotel funcionava na parte de cima, enquanto embaixo abrigava diversos comércios. 
 
  • Museu de Antropologia do Vale do Paraíba 

Com mais dois minutos de caminhada chegamos no Museu de Antropologia do Vale do Paraíba (MAV), com sede no edifício histórico Solar Gomes Leitão. O museu além de estar aberto para visitação das exposições, ativamente conta com programas culturais que envolvem palestras, oficinas e apresentações para todas as idades. É uma ótima oportunidade para se aproximar da cultura vale-paraibana e da cultura local. 
 
  • Praça Padre Anchieta – Igreja Matriz

À frente do MAV, seguindo pela Rua José Bonifácio, com cerca de 1 minuto já avistamos a Praça Padre Anchieta, também conhecida como Largo da Matriz, onde fica localizada a Igreja Matriz Imaculada Conceição. A praça possui um amplo espaço com jardim, bancos e um coreto. 
Acredita-se que a igreja teve sua construção feita por volta de 1860, em estilo barroco luso-brasileiro, com paredes de taipa e frontispício de pedra. Uma manifestação cultural local ligada à Igreja Matriz é a conhecida Procissão para Acalmar a Cobra ou Cortejo da Cobra Grande, que parte da praça e segue até às margens do Rio Paraíba do Sul. 
O cortejo acontece em decorrência da Lenda da Cobra Grande, que surgiu por volta de 1850, e marca o folclore e imaginário do povo jacareiense. 
 
  • Parque dos Eucaliptos 

Partindo da praça, com quatro minutos de caminhada chegamos no Parque dos Eucaliptos, uma ótima opção para quem busca lazer e diversão. Construída na década de 1970, o parque marcou diversas gerações de crianças e adolescentes da cidade, a área verde que conta com 28 mil metros quadrados possui árvores, bancos, pista de caminhada, lago, palco para eventos, pista de skate, playground e até mesmo uma “minicidade” para educação de trânsito das crianças. 
 
  • Biblioteca Municipal Macedo Soares 

Ao fim do parque está a Biblioteca Municipal Macedo Soares, fundada em 1908, mas que somente em 1945 que recebe o nome em homenagem ao embaixador José Carlos de Macedo Soares. Com mais de 60 mil livros, o local possui acervo principal, acervo infantil, espaço para estudos e pesquisa, laboratório de informática, espaços lúdicos e interativos para contação de histórias e exposições, bem como uma oficina de reparo de livros. 
Além de diversas ações culturais e educativas que integram sua agenda, a Biblioteca possui dois murais de artistas locais que exploram a riqueza cultura da nossa cidade, são eles: “A lenda da cobra grande” de Guataçara Monteiro, com 10 m² e 250 azulejos; e “Onde mora a cidade” de Rafael Raico, com inspiração na vida cotidiana, imagética e afetiva da cidade. 
 
  • Mercado Municipal 

Chegando ao último ponto de nosso roteiro, a 4 minutos da Biblioteca está o tradicional Mercado Municipal, localizado na movimentada Rua Doutor Lúcio Malta. A primeira construção do mercado aconteceu em 1876, em parede de taipa, mas em 1959 ele foi totalmente destruído, ressurgindo em 1962. 
De lá para cá o Mercado Municipal passou por diversas manutenções, resultando em sua completa revitalização, até que em 2015 ele foi entregue à população como conhecemos hoje. Com 120 boxes comerciais e 12 “ruas” o mercado oferece diversas experiências de compra e alimentação, sendo em si um mergulho próprio na cultura e nos hábitos locais. 
 
 

Turismo em Jacareí

 Desde 2018 Jacareí é considerada Município de Interesse Turístico (MIT) pelo Estado de São Paulo, o que significa que desde então nossa cidade tem recebido recursos federais e estaduais para incrementar seu fluxo turístico e melhorar sua qualidade turística. 
Apesar de muitas vezes o turismo ser lembrando como uma agenda de desenvolvimento econômico, é preciso também olhar para o turismo como uma dinâmica sociocultural. 
 
Engajar o turismo como pauta em Jacareí é também se preocupar com a autoestima e noção de pertencimento de seus moradores, atuando no acesso e preservação de suas memórias e identidades, bem como na estruturação de espaços urbanos e rurais com potencial turístico. 
Você já conheceu algum desses lugares? Quais outros pontos de Jacareí você indicaria para um roteiro turístico?
 

Pontos e Atrativos 

Resumo dos pontos e atrativos explorados no Walking Tour Cultural do Centro Histórico de Jacareí: 
 
  • Parque da Cidade
  • Complexo da Estação Ferroviária
-Antiga Estação 
-Pátio dos Trilhos
-Sala Mário Lago
  • Praça Barão do Rio Branco 
-Igreja Nossa Senhora do Rosário
  • Rua Quinze de Novembro 
-Arquivo Público Histórico de Jacareí
-MAV – Museu de Antropologia do Vale do Paraíba 
  • Praça Padre Anchieta
-Igreja Matriz de Jacareí
  • Parque dos Eucaliptos
  • Biblioteca Municipal Macedo Soares
  • Mercado Municipal de Jacareí
 

Roteiro e texto por: Tássia Paiva
Socióloga e Técnica em Guia de Turismo

Acompanhe nosso canal no Youtube clique aqui.

Para mais noticias clique aqui. 

Compartilhe com todo mundo: